5 de abril de 2017

Retrô: Anos 50 ♡





Na década de 1950, as roupas femininas eram projetadas para lembrar às mulheres que elas eram mulheres. Insinuavam fragilidade contrastante com direitos sociais recém adquiridos. As saias e vestidos tinham a altura na metade da panturrilha e eram coloridas, de estampas abstratas ou flores, listras, manchas, bolinhas, xadrez e listrado.











Em 1952 surge a "bainha sereia". Nesta década houve a aceitação das calças para as mulheres, que era usada principalmente pelas jovens e adolescentes.



Imagem relacionada



As curvas do corpo feminino eram necessárias para atrair um marido e simbolizavam fertilidade, então, a silhueta ampulheta era valorizada.

Influência da Era Elizabetana e da coroação de Elizabeth II: corpete pontudo nos vestidos e estilo princesa no cinema.



  Resultado de imagem para influência da Era Elisabetana e da coroação de Elizabeth II: corpete pontudo nos vestidos e estilo princesa no cinema.



Barbie dos anos 50. 










Moda anos 50 – anúncios originais da década.









Acessórios: Havia uma imensa variedade de cintos realçar o contorno da cintura adquirido por espartilhos, saias armadas e sutiã cônico. As meias calças passaram a ser inteiras, sem costura traseira, mas demoraram a fazer sucesso.

A falta de linha de costura na traseira das pernas foi associada com as pernas nuas e pernas nuas na década de 40 e 50 eram comuns demais. Aos poucos as mulheres foram se acostumando com as meias sem costura.



Resultado de imagem para acessorios anos 50




  

  



Penteados: As meninas usavam cabelos longos e retos; as adolescentes, rabo de cavalo; mulheres adultas, cabelo curto, ondulado, crespos ou ao estilo poodle de Lucille Ball. À medida que a década avança e os cabelos crescem, os penteados vão ficando maiores, como o penteado.



 



Haviam diversos tipos de sapato, porém, era recomendável que este combinasse com a roupa, de preferência com a mesma cor ou estampa. Modelos pump, os ideais pra manter o equilíbrio da silhueta, sapatos com ponta arredondados, cubano, salto fino/stiletto, que enfatizavam a fragilidade feminina, saltos mais grossos e sapatos baixos.







Elvis Presley e James Dean – Ícones masculinos da década. Looks com camisetas brancas eram super descolada.



Fotos originais dos anos 50   Inspirações para festa retrô Fotos originais dos anos 50   Inspirações para festa retrô




Revistas do ano 50.



Resultado de imagem para revistas do ano 50Resultado de imagem para revistas do ano 50Resultado de imagem para revistas do ano 50Resultado de imagem para revistas do ano 50



Quando falamos em anos 50, rapidamente nos lembramos das figuras que marcaram a época, tais como Grace Kelly, Marilyn Monroe e tantas outras. Essas mulheres eram símbolo da sensualidade da década de 50 e misturavam estilos da época, como a sensualidade. Toda essa revolução do mundo da moda teve inicio no fim da segunda guerra mundial. Época em que o mercado do tecido entrou em expansão, foi a partir daí que as mulheres começaram a se arrumar mais e passaram a ficar extremamente belas e exuberantes.

O que não poderia faltar jamais na moda dos anos 50 eram os sapatos de salto altos e luvas, sem esquecer, é claro, das jóias, a feminilidade dos lenços que eram amarrados ao pescoço, os penteados tradicionais daquela época, e claro a maquiagem.



Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©