6 de maio de 2016

Tensão Pré Menstrual ♡



TPM: Tensão pré menstrual. Se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem por cerca de 10 dias antes do ciclo menstrual. A tpm atinge 70% das mulheres brasileiras. Fiz uma pesquisa antes de postar essa matéria.


 Conheça os tipos de TPM:


TPM A:  É um tipo bastante relacionado com ansiedade, tensão, dificuldade pra dormir e alterações de humor. Algumas mulheres derrubam objetos por ficarem desatentas.

TPM C: Compulsão alimentar, a mulher sente desejos de comer alimentos gordurosos como o chocolate, ou até por salgados mesmo. Dor de cabeça também acontece no tipo C.

TPM D: Sintomas depressivos, esse tipo de tpm é o mais comum entre as mulheres, ficam nervosas, com raiva de qualquer coisa sem sentido, lapsos de memória, baixo autoestima e sentimentos violentos.

TPM H: Ganho de peso, inchaço, sensibilidade nas mamas.

TPM O: Náuseas, alterações no hábito intestinal, acne, reações alérgicas, dores generalizadas e incluindo cólicas.

Conseguimos sentir quase todos os tipos de tpm de uma só vez. Ah casos de mulheres que por causa da tpm ficaram depressivas.  

Causas: O corpo da mulher sofre alterações que preparam o útero para a chegada de um bebê, nos primeiros 14 dias, ocorre o período de ovulação.

Nos 14 dias seguintes a parede do útero começa a engrossar, como se estivesse preparando uma cama, para o possível bebê.

E nessa fase ocorre uma queda dos níveis de estrógeno e aumento na taxa de progesterona. E essas alterações violentas, podem causar uma série de sintomas, como ansiedade, alteração de humor, dores e outros.

Passado os 14 dias, o endométrio, que por sua vez é a parede que recobre o útero, começa a se descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando uma outra queda hormonal.

A tpm pode vim antes e durante a menstruação, varia de mulher para mulher.

Fatores de Risco: Sedentarismo, histórico familiar de tpm, estresse, cafeína, problemas de saúde mental. 

Medicamentos: Existem remédios para tpm, eu nunca tomei nenhum remédio para tpm, eles não te livram da tpm de vez, apenas amenizam, o uso do medicamento é apenas sob prescrição médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

©